quinta-feira, 10 de setembro de 2009

PEDESTAL DO DIVINO

E um estudo para um pedestal do Divino, usando como suporte uma calota de carro, para o mastro talvez um eixo de ferro ou madeira. Outros materiais estão sendo pesquisados para entrarem na confecção e finalização deste trabalho.
Que é uma homenagem à religiosidade do povo brasileiro, uma referencia e valorização da cultura religiosa do Estado do Maranhão.
Que ao logo dos anos estes povos formaram sua própria identidade cultural, com o crescimento da população Maranhense eles receberam contribuição de vários povos de diversas etnias.
Sendo assim o Maranhão um grande celeiro de manifestações culturais, tanto sagradas quanto profanas.
É também uma homenagem ao meu avo paterno, que durante muitos anos foi folião do Divino Espírito Santo. O senhor José Lourinda da Silva.
Ele fazia versos para louvar o altíssimo e toda a sua comitiva celestial.



Por: John Wayne Assunção

BANDEIRA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

TRABALHO REALIZADO PARA UMA INTERVENÇÃO ARTÍSTICA NO CENTRO CULTURAL DE NILÓPOLIS / RJ, NO DIA 29 / 08 2009.

Acontece no estado do Maranhão em algumas épocas do ano o festejo ou festa do Divino Espírito Santo, tradições trazidas e disseminadas pelos jesuítas no inicio da formação do Estado. As tradições têm sido transmitidas de pai para filhos ao longo dos anos, entre os adereços da comitiva do Divino não podem faltar os seguintes itens; caixa do Divino, rabeca (tipo de violino popular), viola, oratório com o Divino em forma de pomba, podendo ser de prata ou banhado a ouro, a bandeira do Divino também não pode faltar em uma comitiva. Quando a procissão vai se aproximando de uma residência o casal vai de encontro com a mesma, a dona da casa beija o divino que estar dentro do oratório e em seguida recebe o mesmo, enquanto seu esposo o um filho já rapaz recebe a bandeira do divino e os dois conduzem toda a comitiva com os acompanhantes que a seguem por vários povoados a entrarem na residência a onde o divino estar sendo reverenciado.


Por: John Wayne Assunção